VÍDEOS

Loading...

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Manipular Pessoas




É muito comum nos dias de hoje a prática da arte da manipulação, seja no ambiente de trabalho, nas igrejas, na mídia, nos círculos de amizade e principalmente na política. Muitas vezes você é manipulado e nem se dá conta, tamanha é a sutileza utilizada pelo manipulador para obter êxito.
Manipular pessoas é tratá-las como "coisas" ou "objetos" a fim de explorá-las ou dominá-las. E, muitas são as formas de se fazer isso: induzir, iludir as pessoas para levar vantagem e obter lucro,  enganar, ludibriar para tirar proveito da "boa-fé", da inocência e da ingenuidade do outro.  O mundo está cheio de pessoas que usam desses artifícios para manipular e conseguir qualquer coisa. Ou seja, o manipulador objetiva obter fama, honras, títulos, reconhecimento público e notoriedade ou simplesmente tem motivação na ganância para obter lucros, posses e bens.  Manipular é dominar pela exploração moral e financeira.
Geralmente a manipulação é feita por meio de argumentos falsos, mentirosos, tendenciosos e interesseiros, e muitas vezes apelando para os sentimentos, medos, fobias e fraquezas do outro. Quer um exemplo disso?  A bajulação. Toda bajulação é uma forma de sedução com o objetivo de se obter alguma vantagem.
Em determinadas situações o manipular parte para a intimidação, a ameaça por meio de promessas de castigo ou retaliação. É o que acontece nos ambientes de trabalho e em algumas igrejas com o intuito de manipular os fiéis.
Por isso o melhor a fazer é ficar atento para não cair numa rede de manipulação. 
Mas lembre-se:  Não se pode manipular quem não se deixa manipular.
Pense nisso!

2 comentários: